Diversidade e o Nosso Mundo

Diversidade
.
Acredito como ser humano e em seguida como educadora, na escala das coisas que nos definem, que a DIVERSIDADE é uma das maiores riquezas de nossa espécie. .
Quanta beleza em cada ser, quantas particularidades e mundos. Quanto amor e vida!
.
Não entendo uma sociedade que não aceita essa diversidade, que mata, violenta, exclui do âmbito da cidadania e da vida, ou na ponta “menos danosa” sente no íntimo do seu ser uma repulsa por aquele que o difere, mesmo sem nunca ter expressado uma palavra sobre seu julgamento.
.
Por não entender, e por ser responsável por um espaço educacional, sempre acreditei que o Nosso Mundo deve proporcionar para às crianças a convivência com todos os tipos de "outros". Por meio das vivências, projetos, atividades, cultura, equipe, pensamentos...
.
Essa preocupação começa no nascimento da identidade visual do Pensando e Construindo Nosso Mundo, com as seis carinhas que intentam representar como nós somos diversos.
.
Tenho a sorte de ter do meu lado um designer incrível, que por acaso é meu melhor amigo e por o ser me conhece profundamente, que ao criar essa logo já sabia do que se tratava o “Nosso Mundo”, sabia dos meus sonhos e ideais, sabia qual educação e mundo eu acreditava e almejava (e ainda acredito e almejo, assim como ele). Pequenas revoluções podem começar através de uma identidade visual.
.
As crianças quando olham para elas tiram as mais diversas conclusões sobre quem cada uma é. Penso que é esta a mágica da criação do Felipe. Elas podem olhar para cada uma delas e imaginar se é menino, menina, se nasceu aqui ou acolá, a idade, o nome, tamanho, raça e o que elas gostam de fazer. E ao ver as possibilidades dessas seis carinhas que estão em diversos cantos de Nosso Mundo, todo ser que aqui pisa, sabe que assim como elas, ele/ela também pode ser quem quiser!
.
Detalhe de criação do criador: os borrados das cores foi o modo do Felipe expressar que nenhuma criança deveria se preocupar em pintar dentro de linhas, afinal, expressões genuínas não cabem na perfeição.
.
Ju
Idealizadora e Diretora do Pensando e Construindo Nosso Mundo