Nosso Mundo Verde #01

Queridas famílias,

Não é de hoje que nós, o Pensando e Construindo o Nosso Mundo, como espaço educacional e empresa, temos consciência da responsabilidade de fazermos a nossa parte por um mundo mais sustentável. Na colônia de férias de 2016/2017 lançamos a proposta do "Nosso Mundo Verde" e nossa primeira ação foi reduzir nosso consumo de copos descartáveis. Desde então, cada criança que frequenta o espaço deve trazer sua caneca/copo.

Queremos intensificar as ideias e ações do “Nosso Mundo Verde”, visando sustentabilidade e cooperação no dia a dia da nossa pequena comunidade, assim como, queremos convidar vocês para fazer parte desse movimento, por isso iremos compartilhar semanalmente e-mails para que vocês possam repensar junto com a gente novos olhares para os nossos hábitos.

A primeira mudança é inspirada na campanha mundial que acontece agora em julho, movimento que começou em 2011, chamada #plasticfreejuly, aqui no Brasil #julhosemplastico. Campanha que nos alerta sobre o consumo excessivo de plástico e como ele pode ser reduzido. Por isso, precisamos repensar não só no Nosso Mundo como em nossas vidas diárias o uso dos descartáveis, pois são itens que geram um grande dano para o meio ambiente, coisas que usamos por segundos e que demoram de 250 a 400 anos para se decompor.

Então, além do uso dos copos/canecas pessoais das crianças e equipe, aos poucos iremos substituir os copos descartáveis do uso no dia a dia e eventos do espaço, com nosso copinho eco. Fizemos a primeiro centena (foto anexa) e ele estará à venda por R$ 5,00, para quem quiser adquirir o seu. Esse copinho será o substituto dos descartáveis da bombona de água dos visitantes.

Claro que toda ação em um espaço educacional tem sua extensão pedagógica, quando solicitamos que cada criança tenha seu copo/caneca, para uso diário no espaço, trazemos com esse pedido a responsabilidade de cada uma pelo seu uso. Pequenas atitudes que envolvem este uso, como, saber onde guardar e ser o responsável pela sua higiene, traz para criança a responsabilidade do cuidado.

Aproveitamos para compartilhar outas ideias para substituirmos o plástico em nossas vidas: https://www.pensamentoverde.com.br/dicas/16-maneiras-de-reduzir-o-consum...

Um ótimo inicio de semestre para todos nós,

Juliana C. Bel

Diretora