Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Interdisciplinaridade e mundo fora das caixas

A Escola Nosso Mundo optou pelo caminho da interdisciplinaridade por entender o caminho do conhecimento como a soma das experiências de vida de cada criança, que constroem o seu SER e seu VIR-A-SER.

Interdisciplinaridade é quando as disciplinas da grade curricular, Linguagem, Matemática, Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Natureza, são ensinadas de forma conjunta, por meio dos temas selecionados pelos educadores ou pelas próprias crianças. Não há uma aula para cada disciplina, há uma proposta de atividade que traz o conteúdo das disciplinas para dentro das vivências do Projeto Pedagógico.

Acreditamos que a criança aprende pelo todo da experiência, construindo o seu saber em um processo contínuo de assimilação e acomodação, no movimento do concreto para o abstrato, da vivência para o aprendizado estabelecido, do sensível para o cognoscível.

Aqui, na Escola Nosso Mundo, prezamos pelo viver e o apreender. Primeiro decodificamos uma árvore com o corpo, por meio do brincar, para um dia escrevê-la. Primeiro vivemos a matemática da vida, indo ao supermercado por exemplo, para depois chegarmos nas fórmulas. Primeiro a pergunta da criança, o seu espanto por algo, a curiosidade que sugere caminhos, para depois extrair o conteúdo.

A interdisciplinaridade coaduna com os conceitos aqui vividos da educação integral e do SER integral, criando uma filosofia de educação que se propõe a integrar e não seccionar, a dar significado para o aprendido e não ensinar para cumprir meta, a dar ferramentas para soluções e não respostas prontas para decorar, a questionar o mundo e aceitar o inacabado em vez de aceitar o pronto, o finalizado. Não queremos dar para a criança o conteúdo, queremos mostrar para ela os diversos caminhos para se chegar nele. Não intentamos responder todas as perguntas, mas sim recriá-las, instigá-las e deixar espaço para novos questionamentos, possibilitando sempre a alegria de viver entre o conforto do conhecido e a expectativa do desconhecido.

Compartilhar

Mais Artigos

Abrir bate-papo
Olá,
Podemos ajudar?