Algumas crenças ainda colocam em lados diferentes as responsabilidades da família e dos educadores quanto ao desenvolvimento da criança. Porém, o SER criança é um só, e cada parte das suas descobertas e evoluções influencia e está ligada a todas as outras.
Aí mora a importância da parceria contínua entre os dois maiores pilares da infância. O
sucesso na missão nobre de abrir caminho para um crescimento integral da criança não acontece sem a participação dos pais nas ações da escola no decorrer dos dias letivos.
Aqui na Escola Nosso Mundo, prezamos por essa comunicação contínua, aberta e respeitosa. As crianças quando começam a conviver nessa microssociedade chamada escola, irão experimentar dramas, novos afetos, descobertas, frustrações e alegrias. É um caminho intenso e muito bonito, que precisamos compartilhar, como adultos.
Do lado da família, se faz necessário a participação ativa na rotina e eventos, a comunicação sobre questões da convivência familiar – como conflitos entre os adultos, separações e perdas. Espera-se também disposição para ouvir a escola em orientações que podem evitar riscos para a aprendizagem e o crescimento.
O olhar da família e da escola para cada passo dessa jornada nutre nos adultos a postura de empatia e proteção, permite que sejamos capazes de compreender o que a criança sente, precisa e o por quê.
Nossos pequenos se sentem seguros e mais confiantes quando percebem os cuidados divididos entre as pessoas que são referência na sua infância.
Pensando no bem deles, que tal caminharmos juntos todos os dias do ano? Você aceita?