Aprendizagem em ciclos

A proposta do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, da Escola Nosso Mundo é organizada em Ciclos de Aprendizagem. O 1º Ciclo corresponde à matriz curricular do 1º ao 3º ano, o 2º Ciclo corresponde a matriz curricular do 4º e 5º ano.

Aprender em Ciclos é olhar para o tempo não como uma linha reta, mas como uma espiral, onde a criança vai e volta nos conteúdos, de acordo com suas perguntas e construções. Seu tempo se amplia e com ele a possibilidade de aprender o que está além do devido. Seu espaço se amplia e com ele a possibilidade da criança criar seu caminho.

A organização do ensino em Ciclos é democrática na medida em que respeita o tempo de aprendizagem de cada criança, o ritmo biológico, o interesse, o desejo e a curiosidade que surgem dentro de um grupo de crianças. Os Ciclos no Ensino Fundamental evitam a seletividade e representam a possibilidade de construir em coletivo uma nova agenda para uma educação mais democrática e honrosa à diversidade de seres e de mundos.

O ensino em Ciclos reorganiza, portanto, o que é uma “aula”. Na Escola Nosso Mundo a aula é “um encontro”, ou seja, lugar e tempo de invenção, da impermanência, onde o planejado cede para o criativo, onde a imaginação interfere sem pedir licença.

Os Ciclos levam uma criança mais velha a ensinar algo a outra mais nova, e não é nem um pouco estranho que a criança menor ensine algo à mais velha. Então, a aula acontece no diálogo. O educador não submete um conteúdo alheio ao grupo de crianças, ele escuta o que as crianças têm a dizer, o que sentem e o que querem fazer. Os Ciclos são simpáticos à pedagogia da pergunta!

Então, quer dizer que o Nosso Mundo está construindo um currículo territorialmente? Exatamente!

A Base Nacional Curricular Comum, os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Currículo Base Catarinense são exemplos de guias, de propostas, contém, de fato, currículos e objetivos, mas são úteis na medida em que inspiram a nossa prática pedagógica. Os ciclos são um meio de viver uma escola voltada para a liberdade do SER criança.

Vem com a gente!

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais Artigos

Educação com segurança!

Adotamos medidas sanitárias para o retorno às atividades escolares presenciais, voltadas à prevenção e aos cuidados com a saúde de todos enquanto perdurar a Pandemia.

Conheça o nosso Protocolo de Biossegurança.