Do Ser Criança

Do Ser Criança em Nosso Mundo*

Criança é essa entidade que carrega em si o movimento do SER e do VIR-A-SER. A horamos como um ser completo e íntegro, nunca a veremos como um adulto em construção e sim, um ser em constante desenvolvimento.

Como ser sensível, a criança tem a capacidade de apreender o mundo por meio dos sentidos e intuições. Além de possuir uma inteligência criativa que a faz vivenciar, com o mesmo entusiasmo, a experiência física, metafísica, imaginativa e criativa.

Assim, compreendemos uma concepção de criança que entenda seu existir no brincar, seu ser no despertar de potencialidades e seu viver no mundo.

Em Nosso Mundo criamos um ambiente que propicia a existência do ser criança nessa grande brincadeira que é experimentar a vida a partir do seu próprio saber, valorizando sua conexão com o tempo presente, com a natureza, com tudo que pulsa, seja real ou imaginário; tudo que encare seu ser e sua essência como um delicado tesouro cheio de potencialidades a serem despertadas.

Nossa intenção é que a criança se sinta pertencente, para que ela possa compreender seus direitos e deveres, como o ser político e social que é, perante o lugar em que vive (local) e o mundo que a cerca (global).

Acolhemos seu gozo genuíno, seus gostos e mediamos seus caminhos, na busca de encontrar em diálogo entre o ser criança e o ser adulto, afim de construir uma sociedade do bem viver e de respeito mútuo, e um pensar no futuro como algo que se almeja junto.

Prepará-la para encarar sua existência, em todos os espaços e tempos que a rodeiam, viver em comunidade e ocupar-se da cidade e de sua cultura.

E na metafísica do seu ser, nesta dimensão sutil e energética, que entendemos o ser criança como a melhor representação de nossa humanidade, onde todo o potencial biológico e intelectual se encontra pronto, aguardando o melhor ambiente externo para se realizar.

*Trecho extraído do Projeto Político Pedagógico da Escola Nosso Mundo

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais Artigos

Educação com segurança!

Adotamos medidas sanitárias para o retorno às atividades escolares presenciais, voltadas à prevenção e aos cuidados com a saúde de todos enquanto perdurar a Pandemia.

Conheça o nosso Protocolo de Biossegurança.