Ética e estética

Ética e estética como norteadores da nossa educação

Ser e pertencer, pensar e participar, comunicar e expressar são verbos das infâncias. O corpo, o mundo e a imaginação são a matéria-prima das infâncias. Uma criança precisa receber doses generosas de beleza para que intua de sua interioridade uma palavra, um gesto, um brinquedo.

O mundo é a matriz de interação fundamental. Criança precisa ser desafiada ao contato, dele surgirá inseparavelmente um campo de emoções e sensações. É uma necessidade vital vasculhar o sentimento do mundo, sentir a pulsação dos porões, das planificações, correr pelas beiradas, voar entre-galhos.

A criança vai ao encontro de X coisa porque tem fascínio, o espanto da primeira vez. Quando a curiosidade desperta o corpo se agita e se nutre. Vai porque quer descer, cavoucar, conhecer as camadas que levam a um (desconhecido) centro, fonte, origem, a uma matriz de todo o movimento repercutido na superfície.

As emoções e as sensações das crianças, formadas nas relações de experiência, montam uma fonte de conhecimento, determinam o envolvimento com o ambiente e motivam o desenvolvimento de significados.

Cada criança desenvolve uma sensibilidade em seu organismo a certas experiências que a levarão a adquirir interesse e desejo por conhecer.

O corpo é uma sinergia dos sentidos instauradora de uma percepção global do mundo.

Nessas possibilidades do SER e das infâncias a imaterialidade ganha concretude.

Diversos são os caminhos da educação de uma criança na Escola Nosso Mundo, porém o percurso sempre partirá de preceitos éticos e estéticos. Ética para SER, como postulado da liberdade. Estética para SENTIR, como possibilidade de existência. Assim, cada caminho, de cada criança, conduzido pelo educador, será repleto de significado. Os caminhos vão se entrelaçando e nesses cruzamentos de SERES compreendemos o educar como relação afetiva entre pares, entre outros e o mundo. Educar é dar sentido a essas relações.

Relações saudáveis comprometem-se com a educação ética e estética e o desenvolvimento integral humano.

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