Imaterialidade do Saber
Na Escola Nosso Mundo todo material didático é construído a partir dos Projetos Pedagógicos. Não temos uma longa lista de materiais. Optamos por utilizar elementos naturais, recicláveis, a imaginação! Tudo pode ser compartilhado. Em um mundo voltado para o material, para a produção, provas e produtos, a Pedagogia Nosso Mundo pode gerar desconforto.
Mudar paradigmas sobre a educação, abraçar a integralidade de cada SER, planejar, atuar, educar, criar para e com esses pequenos seres. Viver, experimentar, dar espaço para a alegria e o prazer. Gozar e aprender. Sem um mapa, sem um manual, mas pela observância daquilo que cada uma precisa, pela relação amorosa e o laço profundo que inundam a todos de memórias gostosas. Olhar para as crianças e somente para o que elas precisam. Acolher as famílias para criar leveza, para criar uma comunidade que se apoia e aprende junta.
Na imaterialidade da nossa educação o conteúdo é mais vivido do que escrito e lido, a liberdade é prerrogativa do processo, o brincar é ponto chave. A natureza é pedagógica e o criar é barco condutor.
Compreendemos cada criança na sua forma de entender da matemática, de se alfabetizar, de pensar sobre o universo e outros seres. Acolhemos seu olhar ímpar sobre todas as coisas, sua sede para absorvê-lo, decantá-lo, recriá-lo. Nesse processo sensível nos conectamos para apreender saberes.
Nos extasia vê-las brincando, sentindo, e questionando nossa presença incomodada, com tamanha liberdade manifesta. Na liberdade elas aqui crescem, se desenvolvem, se tornam autônomas. Aprendemos toda vez que uma criança necessita de nossa presença firme e amorosa. Ao aprender com elas, ensinamos algo valioso para elas. Nosso pressuposto é confiar em cada criança e no caminho de cada uma.
É no imaterial, nessa educação sensível, que está o aprendizado mais bonito da vida.
Às infâncias e à construção dos saberes, seguiremos na imaterialidade, para, em primeiro lugar, concretizarmos o SER.