Interdisciplinaridade e mundo fora das caixas

A Escola Nosso Mundo optou pelo caminho da interdisciplinaridade por entender o caminho do conhecimento como a soma das experiências de vida de cada criança, que constroem o seu SER e seu VIR-A-SER.

Interdisciplinaridade é quando as disciplinas da grade curricular, Linguagem, Matemática, Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Natureza, são ensinadas de forma conjunta, por meio dos temas selecionados pelos educadores ou pelas próprias crianças. Não há uma aula para cada disciplina, há uma proposta de atividade que traz o conteúdo das disciplinas para dentro das vivências do Projeto Pedagógico.

Acreditamos que a criança aprende pelo todo da experiência, construindo o seu saber em um processo contínuo de assimilação e acomodação, no movimento do concreto para o abstrato, da vivência para o aprendizado estabelecido, do sensível para o cognoscível.

Aqui, na Escola Nosso Mundo, prezamos pelo viver e o apreender. Primeiro decodificamos uma árvore com o corpo, por meio do brincar, para um dia escrevê-la. Primeiro vivemos a matemática da vida, indo ao supermercado por exemplo, para depois chegarmos nas fórmulas. Primeiro a pergunta da criança, o seu espanto por algo, a curiosidade que sugere caminhos, para depois extrair o conteúdo.

A interdisciplinaridade coaduna com os conceitos aqui vividos da educação integral e do SER integral, criando uma filosofia de educação que se propõe a integrar e não seccionar, a dar significado para o aprendido e não ensinar para cumprir meta, a dar ferramentas para soluções e não respostas prontas para decorar, a questionar o mundo e aceitar o inacabado em vez de aceitar o pronto, o finalizado. Não queremos dar para a criança o conteúdo, queremos mostrar para ela os diversos caminhos para se chegar nele. Não intentamos responder todas as perguntas, mas sim recriá-las, instigá-las e deixar espaço para novos questionamentos, possibilitando sempre a alegria de viver entre o conforto do conhecido e a expectativa do desconhecido.

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais Artigos

Educação com segurança!

Adotamos medidas sanitárias para o retorno às atividades escolares presenciais, voltadas à prevenção e aos cuidados com a saúde de todos enquanto perdurar a Pandemia.

Conheça o nosso Protocolo de Biossegurança.