Pensar em aprendizado, aqui na Escola Nosso Mundo, é falar da possibilidade de aprender em comunidade. Aqui todos assumimos o compromisso e a responsabilidade do desenvolvimento de todas crianças, nosso educar é coletivo.
Buscamos o sabor do saber, o prazer de aprender junto e o intuir do valor e da aventura da vida.
Ensinamos seguindo as perguntas fundamentais e as intenções genuínas das crianças em querer aprender. Ao invés de trazer e esperar as mesmas respostas enfadonhas e escolarizadas, buscamos com e por elas as respostas por meio do pensamento reflexivo, da experiência vivida, da memória criada, achando novos caminhos para conhecer os saberes da humanidade e do mundo.
Consideramos a rua, o bairro, a cidade, a natureza, locais de aprendizado, são extensões da nossa escola e pedagogia.
Confiamos nas crianças e em sua vontade de aprender. Sabemos que depois que elas aprendem algo, elas vão querer conhecer mais e vão se lançar a novos desafios.
O aprendizado aqui em Nosso Mundo não tem pressa, não tem idade, não tem sequência ideal, é lúdico. O aprendizado, se respeitada a vontade e a essência da criança, se observada a sua condição integral, se colocada em sintonia com o seu ritmo de desenvolvimento, jamais será uma construção alheia e descorporificada, será constitutiva da individualidade, será a soma das partes do saber coletivo e será uma criação com sentido próprio, único. Cada corpo sabe o que (não) lhe afeta, o que (não) lhe interessa, e é nessa tensão entre o coletivo e o individual que vamos, enquanto escola, acompanhando e guiando cada ser aprendiz.
Por fim, entendemos que o aprendizado é uma busca vagarosa no mundo daquilo que nos fascina e causa curiosidade, é um lançar-se ao desconhecido com intenção, com paixão, com vitalidade, com prazer. O aprendizado marca o corpo, a memória, o que somos e o que queremos ser.