O Que É Aula?

Afinal, quanto tempo a criança precisa para saber sobre o universo físico e metafísico, sobre números e estruturas internas humanas? Quanto espaço a criança precisa para realizar esse brincar que descobre todos esses saberes? Neste post compartilhamos um pouco da nossa visão sobre este assunto. Venha conferir!

O que é aula na Escola Nosso Mundo?

Aula é o itinerário coletivo de construção de saberes, que acontece no infinito movimento individual que cada criança faz do conhecido para o desconhecido, enquanto exercita o pensamento criativo e renovador da alma humana.

Do ponto de vista relacional, aula é um acontecimento raro e único. Pois é o exato momento quando dois ou mais seres se reúnem para trocar aprendizados sobre si e sobre o mundo. Há abertura, há presença, há possibilidades. Há nessa relação empática alguém que guia e alguém que quer ser guiado, sendo que esse papel pode se inverter.

No universo infantil essa relação é pautada no reconhecimento e confiança. A criança olha para o educador e o admira, pois confia que ele saberá as respostas para suas perguntas. Ela o reconhece como um parceiro, uma referência, um guia que a ajudará a traçar o seu próprio itinerário. Por sua vez, o educador olha para a criança e a admira por tudo o que ela já é e sabe sobre o mundo. Ele reconhece na criança a parceria e se alimenta de sua curiosidade para seguir ao seu lado. Essa relação é estabelecida em um processo amoroso e respeitoso, que gera força e vontade para todos seguirem adiante.

Uma aula então, se realizará em uma via de mão dupla. De um lado, a criança que sente que há liberdade para expressar sua dúvida, compartilhar e comunicar seu ponto de vista, seu saber. Ou seja, a criança percebe que é valorizada na sua complexidade como SER. Por outro lado, o educador é sensível a todas as dimensões da criança, entendendo o que ela sente, pensa e diz.

Por entendermos o conceito de aula como um itinerário, sabemos que não é possível sua delimitação por tempo. Afinal, quanto tempo a criança precisa para saber sobre o universo físico e metafísico, sobre números e estruturas internas humanas? Quanto espaço a criança precisa para realizar esse brincar que descobre todos esses saberes?

O fato é que, nessa possibilidade de espaço e tempo, a aula é uma ferramenta para a criança acessar as belezas, os detalhes, o movimento do mundo, como se este fosse um extenso currículo aberto para a sua intervenção criativa.

Compartilhar

Abrir bate-papo
Olá,
Podemos ajudar?