Trata-se de uma conversa entre a diretora, ou a coordenadora da escola, e os pais do aluno. Esse encontro acontece antes do processo de adaptação, e a ideia é conhecer um pouco da história dessa criança em todos os estágios de vida até aquele momento: gestação, introdução alimentar, desmame, marcos do desenvolvimento, histórico de saúde, cultura familiar e entre outros aspectos da vida de sua vida.
Todas as informações, aliadas às experiências do seu brincar e ao conhecimento sobre gostos e hábitos, nos ajudam a saber quem a criança é, como ser único e com sua própria identidade.
A importância disso é imensurável!
O que aprendemos na entrevista de acolhimento nos permite receber esse pequeno ser com um olhar mais sensível, acolhedor e de respeito à sua individualidade.
A escola se tornará o segundo grupo social da criança, então, quando ela se sente reconhecida em suas características e vivências, a adaptação dela ao novo espaço se beneficia e seu sentimento de pertencimento logo é despertado. Se sentir parte da escola, integrante e protagonista é fundamental para o processo educativo da criança e seu bem estar.
Ficou com dúvida ou quer saber mais? Deixe aqui nos comentários. Compartilhe, também, se você já conhecia a entrevista de acolhimento.