Por Uma Pedagogia que Pergunta!

Dar espaço para perguntas, deixar as dúvidas fluírem e se tornarem expressões do caminho do saber de cada criança. As crianças na Escola Nosso Mundo geralmente vão escutar um eco de sua pergunta. Essa pergunta retorna para o grupo, para cada uma ter oportunidade de partilhar o que sabe, elaborar proposições, pensar.

Dar espaço para perguntas, deixar as dúvidas fluírem e se tornarem expressões do caminho do saber de cada criança. Procurar respostas, seguir para novas e mais elaboradas perguntas, questionar o mundo e suas leis, achar soluções, explorar o fantástico, procurar pelo mirabolante, buscar sentindo no metafísico, achar a simplicidade e se divertir com os paradoxos.

Vislumbrar um caminho de aprendizado e suas possibilidades. Se interessar, se entediar, achar uma solução criativa ou cartesiana. Aprender. Apreender. Saber.

As crianças na Escola Nosso Mundo geralmente vão escutar um eco de sua pergunta. Essa pergunta retorna para o grupo, para cada uma ter oportunidade de partilhar o que sabe, elaborar proposições, pensar. Muitas vezes a pergunta seguirá para caminhos inesperados, podemos começar falando de uma animal e terminar no Big Bang. Terminar, na verdade não seria a palavra correta, pois não há fim, enquanto houver seres humanos no mundo haverá perguntas, por isso o caminho da educação é leve, prazeroso, rico – só cabe a nós educadores pegar essas perguntas e transformar em conhecimento.

Como diz nosso Projeto Político Pedagógico nós queremos proporcionar “uma alternativa de educação que compreende o ser criança como um pequeno grande filósofo, que tem a capacidade infinita de fazer perguntas e de nunca desistir de achar uma resposta, de aceitar uma verdade e depois abandoná-la para procurar uma nova, e assim voltar a questionar, construindo e reconstruindo seu mundo, por meio de novos conceitos e novas ideias, vivendo toda essa inquietação de ser um ser em formação”.

“De porquê em porquê… meu caminho, meu saber” é o projeto pedagógico que as crianças do Ensino Fundamental estão percorrendo. Elas compartilham as perguntas e nós vamos as guiando na procura pelas respostas. Nas fotos, uma brincadeira-registro, inspirado no @dudewithsign, para fechar o primeiro trimestre do nosso ano letivo.

Compartilhar

Mais Artigos

Abrir bate-papo
Olá,
Podemos ajudar?