Questiona-se muito a respeito de quando é mais apropriado a criança entrar na escola.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBE) diz que a idade para o ingresso na escola é aos quatro anos, mas esse parâmetro não necessariamente é o ideal ou o possível para as famílias.
Existem diferentes realidades dentro dos lares. Há questões sobre carreira e trabalho dos
pais, ausência de rede de apoio, enfim, situações que dizem respeito à disponibilidade para cuidar da criança.
Paralelamente, acontecem muitas discussões com foco no impacto emocional na infância.
Algumas valorizam a permanência em casa pelo maior tempo possível, enquanto outras
exaltam os benefícios da convivência social desde os dois ou três anos de idade.
Tantos pontos de vista acabam se tornando um peso para os pais, que ficam em dúvida
quanto ao que fazer.
Ficar em casa significa comprometer aspectos essenciais?
Um cuidador doméstico, apesar de confiável, possui o preparo adequado para esse cuidado?
A escola selecionada tem estrutura e capacidade de cuidado para a idade do seu filho?
Os pais e a escola podem se dedicar a um período adequado de adaptação?
Para apoiar essa decisão, vale ouvir opiniões e conhecer muito bem os valores, a
organização e a rotina da escola. Contudo, deve prevalecer as necessidades da criança –
atenção, estímulos, espaço, brincadeiras, aprendizados lúdicos.
Independentemente de tudo isso, precisamos conversar com a criança desde cedo,
preparando aos poucos para a nova experiência que, em algum momento, vai chegar.
E você, tem dúvidas a respeito dessa escolha? Deixe aqui nos comentários!