Existem possibilidades para o bom uso da tela e assim não fazer desse recurso um problema na formação psicomotora das crianças, você sabia?
Sabemos que nem sempre é fácil. Mas nós, adultos, sempre seremos responsáveis pela supervisão e regulação desse uso.
Por isso, o texto de hoje traz um guia rápido de como usar as telas sem prejuízo dos processos naturais do brincar, descobrir, expressar e crescer.
- Tempo de uso por idade:
 
- 0 a 2 anos, não devem ter contato com tela;
 - 2 a 5 anos, até 1 hora por dia;
 - 6 a 10 anos, 1 a 2 horas por dia;
 - 11 a 18 anos, 2 a 3 horas por dia (nunca deixar virar uma noite jogando).
 
- Conteúdo
 
- Assista aos desenhos e filmes, tenha consciência do que seu filho está consumindo;
 - Não dê acesso aos jogos, eles hiperestimulam e podem expô-la à publicidade excessiva e indevida;
 - Atenção às faixas etárias indicadas.
 
- Dispositivos
 
- Dê preferência à TV, além de ser o equipamento que menos prejudica a visão da criança, você pode acompanhar de forma mais consciente o que seu filho está consumindo;
 - Celular e tablet não devem ser oferecidos na primeira infância (1 a 6 anos);
 - Se optar por oferecer celular ou tablet, cuide com o volume do áudio, a proximidade da tela aos olhos, a luminosidade e a postura da criança.
 
- Alerta!
 
- Se a criança chora quando o dispositivo é desligado, é hora de parar e desintoxicar o organismo viciado dela;
 - Dores de cabeça, nos olhos e no corpo são sinais de que há excesso de uso, diminua o tempo;
 - Sono agitado pode ser devido à tela oferecida no período da noite, antes de duas horas do horário de sono não deve haver contato;
 - Se a criança come com a tela não tem consciência do que está comendo, e isso prejudica o paladar, o reconhecimento orgânico da saciedade e da fome;
 - O isolamento social da criança pode ter relação com a preferência pelas telas, e esse é um alerta grave para você. Desligue a tela, pois a infância do seu filho está em perigo.
 
Informações muito importantes, não é mesmo? Então curta, comente e compartilhe!
				