Quem convive com crianças sabe que elas expressam um desejo genuíno de estar em movimento. A correria do dia a dia leva muitos de nós a sentir que o tempo parece ficar curto, então recorremos às telas para distraí-las.
Demo-nos conta do que estamos fazendo pelas recentes descobertas sobre as consequências do excesso de telas. Acredite, existe a possibilidade de você e seu filho usufruírem de um tempo mais saudável, sem ficar na frente de uma tela. Você só precisa confiar no brincar como a linguagem primordial da criança e estabelecer uma nova e dinâmica rotina para todos. Lembre-se, a autonomia da criança também se constrói com liberdade para brincar do que quiser, com o que precisar e da maneira mais criativa.
O “Detox Telas” que vamos realizar em breve será um apoio para você construir esse caminho em casa. Nesse post queremos compartilhar algumas ideias. Primeiro, é preciso investir em brincadeiras em família para aumentar o campo de imaginação sobre o que fazer dentro e fora de casa. A criança terá então um repertório para brincar, depois, sozinha. Temos que ter gosto pelo tempo livre, o ócio, a leitura, a criação de brinquedos, os jogos de tabuleiro e cartas, essa infinidade de brinquedos que aproxima gerações.
Segundo, é preciso dar espaço para a criança inventar barracas, casinhas, barcos, aviões com lençóis, cadeiras, caixas. Vamos olhar para as nossas casas com outros olhos, pois elas entendem e sentem o espaço de outro modo.
Pensar na organização de redes de apoio para o brincar. Contactar vizinhos e resgatar a possibilidade de seu filho brincar com outras crianças. Utilizar parques, playgrounds, ruas, praças, tudo isso faz parte da diversificação das possibilidades de vivenciar momentos saudáveis e divertidos.
Há muitas alternativas além da tela e nem todas precisam de sua presença, mas todas precisam do seu comprometimento com a infância de seu filho. Vale a pena! Vem com a gente nesse movimento!
Vamos pensar juntos mais possibilidades do além tela? Deixa nos comentários a sua dica.