Série Telas: Recomendações para uso na Primeira Infância

As primeiras experiências da infância acompanharão a criança por toda a vida. Por isso, o bom uso da tela é um compromisso ético com o desenvolvimento saudável do seu filho. As orientações a seguir podem lhe ajudar nessa importante tarefa.

A primeira infância, período que vai do nascimento até os seis anos, é uma fase muito rica. Neurologicamente, é um momento de intensa atividade de conexões cerebrais.

Essas primeiras experiências acompanharão a criança por toda a vida. Por isso, o bom uso da tela é um compromisso ético com o desenvolvimento saudável do seu filho. As orientações a seguir podem lhe ajudar nessa importante tarefa.

LEMBRETE! A criança até os 2 anos não deve ter contato com as telas, entre 2 a 5 anos, somente 1 hora por dia, a partir dos 6 anos de 1 a 2 horas por dia. As possibilidades do uso da tela só serão positivas se respeitado esse tempo limitado (para saber mais, assista o vídeo da série sobre a primeira infância).

Não ofereça tablets e celulares. A criança até os seis anos pode fazer uso da televisão.

A TV deve estar em um local comum da casa, facilitando o controle do conteúdo. A TV permite distância, não ficando próxima aos olhos e evitando problemas na visão. O som ganha em estereofonia e reduz a possibilidade de danos à audição. O seu filho pode se acomodar em posições relaxadas e confortáveis.

A TV oferece a possibilidade de seu filho compartilhar um pouco do seu mundo com você. Ver algo em família é um momento especial para ele. Importante! Lembre-se de nunca assistir jornais, novelas ou programas de adulto na presença do seu filho, mesmo que ele esteja brincando e aparentemente não preste atenção, pode ter certeza que irá absorver o conteúdo.

Caso você precise fazer algo e seu filho assista sozinho, sua atenção deve ser ao conteúdo consumido e a classificação de idade. Evite conteúdo com publicidade. Evite animações com cores vibrantes e sons estridentes. Atenção aos temas, à diversidade de repertórios criativos de produção.

Lembrando que a criança não deve ver TV antes de dormir, evite o uso pelo menos duas horas antes do horário de sono e que nenhuma criança tenha TV no seu quarto.

Depois, conte aqui nos comentários como é essa relação da criança e a tela na sua casa.

Compartilhar

Abrir bate-papo
Olá,
Podemos ajudar?