Um Trimestre – Uma Reflexão Sobre o Tempo

Três meses é o espaço de tempo entre um Parecer e outro. Não lhe parece um curto tempo para criar uma nova escrita avaliativa sobre cada criança?

Chrónos, o mais jovem dos titãs da mitologia grega, engolia seus filhos ao nascerem. Percebo que Chrónos ganhou um superpoder no mundo atual, é raro o adulto que não se sente engolido pelo tempo! Corremos, nos exaurimos, não damos conta do dia. Três meses parecem “ontem” e diversas tarefas, mudanças e planos serão adiados porque não tivemos tempo. Num grande paradoxo, temos a certeza de que sempre teremos o tempo futuro para concretizar, seja o que for.

Volto para as crianças, volto para o Ensino Fundamental da Escola Nosso Mundo e disseco esse último trimestre. Leio todas as escritas, de todas as crianças, encontro no olhar de cada educador, e no meu, a sensibilidade de ter visto as mudanças de cada uma. Essas mudanças, as mais surpreendentes e motivo de registro, nunca são do tipo “aprendeu/decorou a tabuada do sete”- aliás, sigo achando a mais difícil! – sempre são sobre as crianças a partir do SER, pois o SABER sempre será resultado de como cada serzinho está. Nas escritas vocês saberão sobre como seu filho está se sentindo, como está interagindo em Nosso Mundo, como estão suas relações e ações, como essa criança “É” para o “outro”. Iremos descrever sobre a inteligência criativa e corpórea, sobre atitudes boas e belas, sobre sorrisos e frustrações. Iremos alertá-los quando algo precisa de atenção, uma ansiedade, um pensamento inadequado, uma fala que não condiz com sua idade, uma atitude que dissona de sua infância. Vocês vão entender como o grupo está, as amizades e conflitos, o caminho realizado e o porquê. Irão saber de pequenas vitórias, de mudanças sutis e de transformações. Por fim, ao observar cada uma a partir dessas lentes das dimensões do SER criança, iremos identificar os SABERES que foram internalizados. E tudo isso acontece em três meses!

O fato é que três meses é um tempo imenso quando falamos de crianças, e deveríamos perceber isso em nossas vidas corridas de adultos. Três meses é tempo para grandes ou pequenas mudanças, é tempo suficiente para cada SER expandir, ser melhor, aprender, crescer. Desejo que possamos ser mais como essas crianças, que a cada três meses tenhamos esse olhar, do contentamento de ter evoluído.

Juliana Bel – Diretora e idealizadora do Nosso Mundo

Texto escrito em agosto de 2022, para o fechamento do 2º trimestre do Ensino Fundamental.

Compartilhar

Mais Artigos

Abrir bate-papo
Olá,
Podemos ajudar?