Sobre ser Escola e Comunidade Educativa

O Que é Escola?

A escola é uma invenção cuja finalidade é ensinar. Essa é uma definição possível. Ela dá conta da sua historicidade, ou seja, houve, em algum momento, a necessidade de fazer escolas. A pergunta seguinte é “para quê” e “para quem”. 

Para quê temos escolas? E para quem elas se destinam? 

Para a segunda pergunta, há duas respostas possíveis. Ou é para os adultos, e, então, é um depositário de esperanças nas gerações seguintes, pedindo delas a correção dos problemas (nossos) atuais. Mas, há uma segunda resposta: a escola para as crianças. 

Se a escola é para elas, precisamos pensar em “para quê”. E, então, a escola será lugar para viver, conviver, aprender, ensinar, transgredir, transformar e guiar.

A escola será lugar para viver dilemas afetivos e conflitos éticos. Será onde vamos articular os saberes, os afetos e a cultura. 

A escola será lugar para conviver com a diversidade de ideias, gostos e pensamentos.   

A escola será lugar para aprender a dialogar em uma comunidade educativa, a participar de projetos democráticos e de experimentação pedagógica. A escola será caos + desordem + curiosidade = mão na massa!

A escola será lugar para ensinar a possibilidade humana de expressão, criação, cuidado, empatia, respeito e solidariedade. Ela será travessia, passagem, será onde faremos mudanças naquilo que somos, sabemos e sentimos. Será a nossa preparação e iniciação antropológica na complexidade da vida. 

A escola será lugar para guiar a sociedade em seus maiores desafios. Onde olharemos para o que “falta” na nossa sociedade e nos empenharemos em superar as desigualdades e a insensibilidade humana.  A escola, então, inaugurará jornadas e as acompanhará de perto, para que compreendamos o sentido da nossa força, marca e potência no mundo. 

A escola será lugar para transformar o pensamento, o saber, a cultura, em última instância, o que somos. Será privilegiada a chance de sermos de outra forma, de assumirmos compromissos que nos tornarão melhores, com autonomia de pensamento e decisão, e com sentimento de responsabilidade pelos desafios humanos.   

A escola será possibilidade de transgressão. Onde a criança lidará com as consequências de sua ação, onde exercerá a prática da sua liberdade, onde perceberá que os limites e a responsabilização fazem dela um ser livre.

A escola será, enfim, um micro-universo. Espelhará o mundo e apontará caminhos.

A escola é para as crianças e para que elas guiem, transformem, ensinem, aprendam, vivam e convivam.

O Que é Ser Educador?

Ser educador é ser referência ética e estética. É partilhar saberes, valores, princípios, ser parte da materialidade e da memória da escola. É ser dedicado ao seu próprio desenvolvimento e ter afeição pela arte de educar.

Ser educador é perceber onde colocar um desafio à criança. É saber o quê, como e porque se aprende. É ser sensível ao itinerário de cada criança, e modular situações de grupo e situações individuais. É conhecê-las para desenvolver a capacidade de representação, expressão e criação. É ser intérprete dos fenômenos educacionais no cotidiano, refinando o olhar, registrando e refletindo.

É desenvolver o senso de cooperação, de respeito e alteridade no espaço escolar. É suscitar o desejo de aprender, o gosto pelo saber, o prazer pelos procedimentos de pesquisa e construção do conhecimento. É ser guia dos projetos pedagógicos, é intencionalizar curiosidades, provocar espantos. É saber envolvê-las, tensionar os saberes, buscar saídas coletivas para as preferências individuais. É administrar conflitos.

Ser educador é saber quando é importante e valoroso estar entre as crianças brincando, quando observá-las e quando estruturar o dia a dia, temporalmente e materialmente para, que não precisem pensar em outra coisa senão brincar.

É informar e envolver as famílias no dia a dia da escola por meio não só de reuniões e comunicações oficiais, mas também de participações reais nos projetos escolares.

Ser educador é ser parte de um corpo escolar e saber que é imprescindível para o bem-estar da comunidade educativa. É tomar para si uma responsabilidade tripla: pelas suas atitudes, pelo outro e pelas condições vividas pelo grupo.

É se comprometer com a natureza e os efeitos das palavras. É saber ser silêncio, ser limite, ser riso e criador de imagens e memórias.

Ser educador é ser verbo, verbo que educa, ama, brinca, compartilha, ensina, confia, guia.

Formamos uma Comunidade Educativa

Loris Malaguzzi nos conta, no livro As Cem Linguagens da Infância, que dias após o término da Segunda Guerra Mundial ele chega a um vilarejo, localizado perto da cidade de Reggio Emilia, para conhecer as pessoas que estavam construindo uma escola de educação infantil a partir dos destroços. O dinheiro para começar viria da venda de um tanque de guerra abandonado, uns poucos caminhões e alguns cavalos deixados pelos alemães.

Eis aqui o mais forte conceito de comunidade educativa, pessoas que sabem que para se fazer uma escola é preciso ser e estar nela. Não é o recurso financeiro, não são as paredes, é o querer e sonhar de cada indivíduo que constrói este espaço chamado escola, que transcende sua construção. Uma escola se concretiza como espaço e se realiza no tempo, quando sua comunidade decide construí-la e vivê-la.

Uma ressalva importante, formar uma comunidade educativa é garantir a possibilidade da criança viver em um grupo, que a faz sentir segura para realizar sua infância, sentindo que seus desejos e curiosidades são respeitados. É garantir que a criança irá se desenvolver em um ambiente com valores sólidos e autoridades saudáveis, onde ela experienciará a liberdade, e terá contato com a diversidade e a sabedoria humana.

A comunidade educativa deve ter como norte ser um lugar para a construção coletiva do conhecimento. Onde o educador continua necessário. Onde nos importamos pelo que cada um pensa, faz e sente. Onde as crianças brincam e aprendem entre elas porque têm tempo e espaço, porque têm uma comunidade educativa que olha para elas e as segue na sua força de guiar.

Aqui em Nosso Mundo, intentamos fortalecer nossa comunidade educativa abrindo espaço para diálogos sobre nossa filosofia de educação, recebendo pessoas que tenham o interesse de ampliar e potencializar saberes. Somos formados por estudiosos das infâncias, mediadores de conhecimento e cultura, educadores comprometidos com o SER criança, famílias que buscam o desenvolvimento integral do seu filho, e a possibilidade de evoluir junto como indivíduo, e por crianças sendo crianças.

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