Escola sem Sala de Aula – Como funciona?

A diretora Juliana Bel fala sobre a importância das salas e espaços pedagógicos da escola para o Projeto Político Pedagógico da Escola Nosso Mundo. Venha conferir!

A educação aqui na Escola Nosso Mundo tem como uma das características marcantes característica as crianças não terem uma sala de aula fixa. Nossa intenção é que as crianças circulem por todo o espaço. Pensando nessa dinâmica de experiências, as salas foram pensadas e projetadas para determinadas atividades e são transformadas para receber as crianças de acordo com as intenções pedagógicas dos planejamentos de cada educador.

Cada sala tem o próprio nome, cada sala tem a sua frase, cada sala tem a própria cor (a cor de um dos cabelos das carinhas da nossa logomarca). A casa inteira é lúdica e compõem nossa educação. Veja a seguir o que nossa diretora e idealizadora tem a compartilhar sobre esse tema:

Conforme falado no vídeo, aqui na Escola Nosso Mundo idealizamos a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Fundamental em um espaço de articulação de saberes, afetos e cultura. Um local para aguçar a curiosidade das crianças e proporcionar experiências significativas, capazes de desenvolver seus aspectos afetivos, cognitivos, motores e sociais.

Para atingir nosso objetivo de educação, acreditamos que a liberdade e o fluxo da criança dentro do nosso espaço físico são fundamentais.

As Salas e Espaços Pedagógicos em Nosso Mundo

Os ambientes, possuem características lúdicas aliadas à função pedagógica. Escolhemos as seis cores que fazem parte da nossa logomarca e frases de pensadores para caracterizar esses ambientes, que foram cuidadosamente imaginados e projetados da seguinte forma:

Pensando Nosso Mundo: é a sala do brincar livre, um espaço onde mundos são imaginados e vividos. Aqui as rodas filosóficas, os saberes, a ação democrática que se anuncia nas conversas e combinados. Também serve para o brincar livre, é um espaço onde mundos são imaginados e vividos. A cor desta sala é a roxa, de René Descartes “Mas o que sou eu então? Uma coisa que pensa. E o que é uma coisa que pensa?”;


Brincando em Nosso Mundo: é a sala lúdica, com brinquedos e jogos para todas as idades, ferramentas para o desenvolvimento físico, mental e emocional da criança. Uma sala que dá ferramentas para o desenvolvimento do corpo físico, mental e emocional da criança. Sua cor é a amarela, de Calvin e Haroldo “Quando se é sério a respeito de se divertir, nunca é muito divertido”. Neste ambiente, além dos materiais pedagógicos, temos o bom e velho quadro negro para experimentações artísticas e coleta de saberes;


Criando Nosso Mundo: é a sala das artes, das cores e aquarelas, das texturas e dos materiais. Laranja é sua cor, aqui temos Aristóteles, “O fim da arte e da educação é substituir a natureza e completar aquilo que ela apenas começou”. Nesta sala uma luz negra que proporciona experiências únicas com as cores, e um painel de aramado, onde os materiais ficam expostos, incentivando o criar. A linguagem artística em nossa concepção pedagógica carrega o peso e a leveza (abraçamos os paradoxos em nosso dia a dia), de trazer para a criança a possibilidade da transgressão por meio de suas linguagens. Transgressão necessária para provocar a mudança, seja interna, seja na sociedade. É na arte que encontramos a possibilidade de perceber os afetos de uma forma saudável e é na arte que nosso senso estético se desenvolve, trazendo-nos a capacidade de lidar com o dinamismo do viver. Quanto mais uma criança tem a possibilidade de lidar com o drama do viver mais ela irá adquirir poética para o existir;


Descobrindo Nosso Mundo: é a nossa biblioteca, onde os personagens ganham vida por meio das leituras, contações de histórias e improvisações. É a sala da descoberta, do aprender, das letras que formam poesia, dos números que nos ensinam a lógica, das imagens e símbolos que constroem o conhecimento. Sua cor é o verde, com Rubem Alves, “As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos”. A sala que reúne a diversidade do conhecimento humano, físico e metafísico, que pode ser acessado pela literatura ou para as alunas e alunos do Fundamental, pelo Google;


Relaxando em Nosso Mundo: é o nosso cantinho do descanso, um local aconchegante para acomodar-se confortavelmente, parar e respirar e quem sabe tirar uma soneca. Sua cor é verde, aqui temos Jean-Jacques Rousseau, “Ousarei expor aqui a mais importante, a maior, a mais útil regra de toda a educação. É não ganhar tempo, mas perdê-lo”. A sala contém recursos audiovisuais, tais como televisão, som e Blu-ray, e serve como local para ampliação do viver em comunidade e do construir culturas;


Sentindo Nosso Mundo: é a sala onde o corpo é instrumento da manifestação do sensível por meio da música, da dança, do movimento e do teatro. Ela é a vermelha, de Platão “Ao longo dos anos, os antigos encontraram uma boa receita para a educação: ginástica para o corpo e música para a alma”. Possui diversos instrumentos musicais, aparelhagem de som, colchonetes, pufes, um baú de fantasias e uma parede de espelho, que é um convite para o conhecer-se e para o livre expressar por meio dos movimentos e sons;


Nosso Mundinho: é sala dos pequeninos, um espaço planejado para atender as necessidades específicas da faixa etária de 2 anos. Esse espaço abarca um pouquinho de cada coisa do Nosso Mundo e a mistura de todas as cores, criando um ambiente alegre e lúdico. Como os pequeninos também se movimentam pelo espaço, ela serve como apoio para as outras turmas, pois ao emanar infâncias ela afeta a todas e todos que ali adentram;


Bem-Vindos: é o espaço do acolhimento e do cuidado, local para as mochilas, para guardar roupas, agendas, deixar sapatos. Nas palavras de Paulo Freire “Não se pode falar em educação sem amor”. É nosso “pronto-socorro” e sala de apoio. Ela é azul e toma conta dos sapatos para as crianças brincarem com o pé no chão;


Cultivando Nosso Mundo: é a nossa horta e composteira, onde atividades como regar, cultivar, colher alimentos e separar resíduos orgânicos entram na rotina das crianças, gerando um olhar de cuidado com a natureza.

Pensando Nosso Mundo: é a sala das rodas filosóficas, dos saberes, do brincar livre, um espaço onde mundos são imaginados e vividos.
Pensando Nosso Mundo

Nosso Jardim: é a área externa do Nosso Mundo, um espaço voltado ao brincar livre e ao ser criança; com pé no chão, muita areia, grama, brinquedos de madeira, balanços, uma casinha na árvore e outra no chão, com árvores frutíferas das mais variadas espécies que proporcionam frutas, sombras, aventuras e brincadeiras;

O que você achou desses diferentes espaços de aprender, brincar e socializar? Fez sentido para você? Gostaria de conhecer esses espaços pessoalmente? Entre e contato e agende uma visita, ficaremos felizes em lhes receber e dividir um pouquinho do Nosso Mundo com vocês!

_______________________________________

Deseja saber mais sobre o educar e o aprendizado aqui em Nosso Mundo?
Temos uma série especial sobre isso! Veja em formato vídeos ou textos.

Compartilhar

Abrir bate-papo
Olá,
Podemos ajudar?